Minha transição capilar

18:17

Oi amigas, tudo bem? Se você me segue no Instagram (@ligiaslife), você viu que eu postei no InstaStories algumas fotos da minha transição capilar. Foi um momento de bastante nostalgia e de bastante reflexão, então decidi dividir aqui no blog a minha experiência e história. 


Já quero deixar claro que eu não acho que ninguém é obrigada a nada. Se seu cabelo é naturalmente cacheado ou crespo e você se sente bem o alisando, continua fazendo o que te faz bem. Não entendo como nós saímos da "ditadura da chapinha" e fomos pra "ditadura dos cachos". Vamos lá então!

Eu nasci no Rio Grande do Sul, e lá, como muitas pessoas comentam e talvez vocês já saibam, a maioria das pessoas tem os cabelos naturalmente loiros e lisos. Então desde de criança eu vi que todos tinham o cabelo diferente do meu e eu queria que "o meu cabelo balançasse" e fizesse o mesmo movimento que o cabelo das minhas amigas e colegas fizesse.


Já de criança eu sabia que eu queria alisar meu cabelo. E com 11 anos os meus pais, mesmo relutantes, cederam a pressão que eu fazia desde os meus 7 anos para alisar o meu cabelo. Meu presente de aniversário de 12 anos foi: minha primeira progressiva. Eu lembro que a cabeleireira era de outra cidade porque onde eu morava ninguém fazia progressiva ainda. 


E assim eu fui a primeira pessoa na escola, na igreja e no bairro a ter feito progressiva hahahaha lançando tendências porque eu não sou obrigada. Quando eu mudei pra São Paulo eu conheci uma "profissional" e comecei a frequentar o "salão" dela. Ela começou a relaxar o meu cabelo, sendo que eu sempre pedi e paguei pela progressiva, mas só eu só descobri isso bem tarde... tarde demais. 


Meu cabelo começou a quebrar e cair demais. Como ele estava fraco, ela cortava o meu cabelo sem a minha autorização, até que um dia eu levantei da cadeira e dei um sermão nela. Foi nesse dia que eu ouvi ela dizendo para outra cliente que fazia relaxamento no meu cabelo e foi a última vez eu fui à um salão de cabeleireiro. Eu tinha 16 anos. 


Decidi então que eu iria apenas escovar meu cabelo em casa até que ele ficasse todo natural. Na mesma época, a minha irmã me apresentou à Rayza Nicácio e eu fiquei apaixonada pelo cabelo e jeito dela. Naquele momento ela me deu a força que eu precisava e eu pensei: "se ela ficou linda cacheada, eu também posso". E foi assim que a minha transformação começou. 


Pouco a pouco a química foi saindo do meu cabelo (nunca fiz big chop). Hoje, eu me sinto como se eu não fosse a mesma pessoa que eu era aos 15 anos. Em partes por causa do cabelo. Eu entendi que eu não preciso que ninguém diga que eu sou linda para me sentir linda. Não preciso que o meu cabelo balance pra que ele tinha vida. 



Fui aprendendo a cuidar do meu cabelo e hoje é umas coisas que eu mais amo em mim fisicamente. E é essa a mensagem que eu queria passar pra vocês. 




Não tem problema a gente se achar linda. É ótimo saber o seu valor. Só você sabe a luta e a beleza que é ser você mesma e não deixe, por favor, nada, nem ninguém mudar isso. Quando você está bem com você mesma lá dentro, tudo fica bem. A beleza que vem de dentro, te deixa também maravilhosa por fora. Auto estima é T U D O! 


Não tenha medo de mudar. Mudar de emprego, mudar a cor do cabelo, mudar as amizades, mudar de cidade... isso nos assusta, mas não pode nos intimidar. 

E por hoje é só! Espero que tenham gostado do post de hoje e que tenha ajudado vocês de alguma forma! Um beijo e até a próxima <3

Leia também...

13 comentários

  1. O resultado da sua transição capilar ficou maravilhoso, hoje em dia é muito difícil as pessoas se aceitarem como são, principalmente o cabelo, adorei o post. 😘

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lígia que bom que vc assumiu seus cachinhos, ficou lindo o seu cabelo! E posso te dizer mais? Te rejuvenesceu e te deixou mais luminosa, alegre 😊 Mudanças à vezes aasustam, dão trabalho, mas no fim o resultado positivo compensa todo o esforço

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana você compartilhar a sua experiência com a transição capilar, realmente não temos que ter medo de mudar mudanças fazem sempre bem principalmente quando se trata dos nossos cabelos. Gostei muito do resultado seus cabelos estão lindos, você arrasou, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber sobre sua experiencia com a transição capilar. Nao é fácil né? Mas olha, valeu a pena demais pq seu cabelo está um arraso de lindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sempre temos que passar por experiências boa e ruins para chegar onde realmente queremos e nos sentirmos bem com nossa auto estima elevada.
    Você está linda,seu cachinhos são perfeitos,que bom que você assumiu sua beleza,por que está lindíssima,sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tem que ter paciência né rs' eu não tenho.
    acho tão lindos quem tem essa coragem e sempre combina com as pessoas.Ficou linda!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que história linda , parabéns linda pela sua coragem e determinação bjss

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Muito interessante vc falar sobre sua transição... eu tenho algumas amigas e para elas não foi muito fácil. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela escolha da transição capilar, foi uma ótima escolha seu cabelo está lindo.
    Eu amo cabelo cacheado, concordo com você que as mudanças só fazem bem e não temos que ter medo de mudar!

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Transição capilar seu resultado foi incrível! Você fez a coisa certa investida nos cachos. Cabelo encaracolado combina com você sua cor, seu formato de rosto, você é linda com este cabelo tornou-se super elegante!

    ResponderExcluir
  11. Arrasou,nada contra os alisantes mas um cabelo natural e radiante,ta mil vezes mais sensual,mas autentico e mais mais linda.

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito legal sua transição capilar, fez bem em cuidar de você mesmo e se gostar. Arrasou demais! Tá linda, parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Lígia, que legal você contar sua experiência com toda essa mudança nos cabelos. Que danadinha essa "profissional" que você conheceu, heim! Eu concordo plenamente com você, cada um tem que estar satisfeito consigo mesmo e a opinião dos outros sempre tem que vir em segundo lugar. Seu cabelo é lindo de qualquer jeito e não vejo problema nenhum em mudar ou fazer diferente. Eu mesmo já mudei meu cabelo tantas vezes, já passei máquina 1, já deixei crescer, descolori, pintei de azul heheh Acho muito bom atualmente as mulheres terem percebido que os cabelos crespos ou cacheados também podem ser lindos e felizmente a indústria tem mil produtos específicos. Adorei o post.

    ResponderExcluir