Vamos falar sobre Psicologia?: Curso, dom, dinheiro e outras coisas.

17:34

Oi galeraaa! Voltei! Tudo bem com vocês? Hoje eu resolvi falar sobre meu curso da faculdade, pelo qual sou apaixonada! Sei que agora muita gente está na época de escolher qual curso fazer, como escolher e essas coisinhas (que eu também estava passando há dois anos atrás #loucura #nostalgica). Vamos falar sobre Psicologia? Então simbora...



Como sei que vou ser um bom psicólogo? 
Na verdade amiga e amigo, não tem como saber. O interesse por ajudar o próximo, a vontade de pesquisar, estudar e se atualizar sobre as ações e comportamentos dos seres humanos são características que eu vejo bastante nas pessoas que fazem esse curso, além de gostarem muito da leitura. Acho que se você tem isso na sua mente, então a Psicologia (ou Psicoloucura, como chamamos carinhosamente) é sim uma opção para você.

O investimento do curso é muito caro?
Não. Eu pelo menos não acho. Dos cursos da área da saúde (ou humanas, dependendo da universidade) Psicologia deve ser o mais barato. Os custos são geralmente com livros e/ou xerox. Alguns livros têm os preços mais salgados (cerca de R$ 90,00, pelo menos eu nunca vi nenhum muito mais caro que isso) e outros são mais baratinhos (de cerca de R$ 15,00, R$20,00). Alguns livros são facilmente encontrados em sebos e lojas online, que costumam fazer algumas promoções e tal. Talvez o maio investimento seja mensalidade, moradia e transporte (lógico, dependendo da sua cidade e universidade). 

Psicologia não tem matemática... tem?
Engana-se aquele que pensa/diz que em Psicologia não tem conta, matemática, biologia e (um pouquinho) de química. No meu terceiro semestre, eu tive uma matéria de Bioestatísca que envolve bastante cálculos, mas nada fora do normal; e nos três primeiros semestres tive disciplinas que envolvem biologia e química, mas de novo, nada fora do normal. 

Mas todo mundo que faz Psicologia é centrado e muito quieto. Eu falo muito, não me encaixo no perfil.
NAAAAADA! Olha, o povo da Psico é tudo doido - daí Psicoloucura! Verdade! Claro que algumas pessoas são mais quietas, centradas, falam menos e baixo, mas outras pessoas falam alto e bastante e estão lá, firmes e fortes (como eu), e isso não as impede de seguir no curso e serem bons profissionais. Falar pouco e ouvir mais são habilidades adquiridas e aprimoradas no decorrer do curso. Não se preocupe com isso. 

Qual a parte mais difícil na área da Psicologia? - por blog Batom Cor de Rosa.
Acho que o fato das pessoas não saberem muito sobre o assunto e simplesmente suporem coisas que não são verdades. As pessoas associam Psicologia com loucura, medicamentos, "falta de surra", problemas na escola, fim de relacionamento, vontade de se matar, mas a Psico vai além disso. É uma ciência que estuda a alma, os comportamentos das pessoas. Qualquer pessoa pode (e deve) ir a um terapeuta. Seja por ter algum medo ou por querer conversar. Talvez essa seja a mais dificuldade, porque isso cria uma resistência das pessoas em relação ao psicólogo. 

Depois de formado onde posso trabalhar? A remuneração é boa?
O bom da Psicologia é que existe muitos áreas de atuação. Na verdade, é quase todo o lugar. Pode trabalhar em hospitais, postos de saúde, secretarias municipais, escolas, delagacias, clínica, empresas, consultorias, palestras, como professores universitários, pesquisadores, em equipes multiprofissionais... ufa, são muitas as opções. É só encontrar aquela que "encaixa" melhor com você. Sobre a remuneração, o profissional inicialmente recebe uma média de uns R$2000,00 mensais, mas pode chegar a R$20000,00. Tudo depende da área de atuação e do profissional. 

Bem galera, está aí, mais post. Espero que vocês gostem. Curtam nossa FanPage e me sigam no Instagram. Ah, e eu realmente estou me esforçando para postar com mais frequência. Beijos e até a próxima <3

Leia também...

2 comentários

  1. Estava no segundo período de letras e agora resolvi fazer psicologia, adorei o post, esclareceu algumas dúvidas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia! Tudo de bom! Obrigada, o intuito era ajudar mesmo. Espero que sejamos ótimas profissionais (e quem sabe nos encontrarmos nessa vida de Psicoloucura. Ia ser engraçado né? Hahaha).
      Amei seu blog, de verdade, achei muito babado, com bastante conteúdo. Obrigada por comentar, fico muito feliz, volte sempre. Beijos <3

      Excluir